MOLÉCULAS FOTOSSENSÍVEIS PROPORCIONAM O CLARO, O ESCURO E TODAS AS TONALIDADES INTERMEDIÁRIAS. Quando as lentes são expostas aos raios UV, a estrutura de trilhões de moléculas fotossensíveis existentes nas lentes começa a se modificar. Essa reação é o que faz as lentes escurecerem.
Todas as lentes que se adaptam à luminosidade utilizam moléculas fotossensíveis. Cada fórmula é incorporada à superfície das lentes. Essas moléculas recalibram-se de forma constante e harmoniosa, para que apenas a quantidade ideal de luz alcance os olhos, seja em ambientes de intensa luz solar, seja em um dia nublado ou, ainda, em ambientes internos.
O EFEITO DA TEMPERATURA NA TECNOLOGIA FOTOSSENSÍVEL
Na tecnologia fotossensível, as moléculas funcionam reagindo aos raios UV. Contudo, a temperatura pode afetar o tempo de reação dessas moléculas. Quando a temperatura das lentes diminui, as moléculas passam a se mover lentamente. Isso significa que levará um pouco mais de tempo para que as lentes passem da tonalidade escura para a clara. Quando a temperatura das lentes aumenta, a velocidade das moléculas aumenta e elas se tornam mais reativas. Isso significa que elas irão desativar mais rapidamente. Ou seja, se você estiver em ambiente externo, em um dia quente e ensolarado, mas sentado à sombra, suas lentes irão detectar a diminuição de raios UV e clarear mais rapidamente. Em contrapartida, se você estiver em ambiente externo, em um dia ensolarado, porém frio, e for para a sombra, suas lentes irão se ajustar mais lentamente do que o fariam em um dia quente.